segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Release: Pinterest 100 - As principais tendências para 2019

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Enquanto escrevo este post, ouço 2018 dando 'tchau' e se despedindo de todos. Que ano, não? Espero que, dentre erros e acertos, tenha sido um bom ano e que 2019 seja melhor ainda! 

Hoje vai ao ar o último post do ano e nada melhor do que conhecermos as tendências para 2019, não é mesmo? Recentemente, a rede social Pinterest divulgou sua lista de tendencias baseada nas pesquisas de seus mais de 250 milhões de usuários. Esta lista contemplava diversos segmentos, como viagens, comemorações, comida (rs) e moda.

Eu utilizo o Pinterest há bastante tempo (segue a gente lá! @pattyfaria) e pretendo fazer uma grande reformulação em meu perfil no próximo ano. Também não posso deixar de citar o quão importante esta rede social foi na customização do meu planner (e nas pesquisas do meu futuro bujo - um dia ele nasce, calma! rs), sendo primordial na busca por inspirações de páginas, decoração e layouts.

Desta forma, como usuária da rede e alguém que adora compartilhar informações úteis aqui no Cute Nails, deixo abaixo a matéria cedida pelo Pinterest sobre as tendências nos segmentos de Saúde, Hobbies e Beleza. Espero que gostem!




Pinterest 100: As principais tendências para 2019

"Mais uma vez, chegou a melhor época do ano: é hora de dar uma espiada nas 100 tendências do Pinterest para 2019! O Pinterest é aquele cantinho especial da Internet onde mais de 250 milhões de pessoas de todo o mundo vêm para descobrir novas ideias. E o que acontece quando mais ou menos um milhão dessas pessoas começam a procurar pela mesma coisa? Nasce uma nova tendência.




As tendências do Pinterest são únicas. Elas mostram os sonhos e os planos das pessoas mais estilosas, dos pais mais corujas, dos viajantes mais experientes e dos amantes de cozinha mais inspirados para o ano que vem. Em tempos em que tanto parece nos dividir, essas ideias são um símbolo do que temos em comum, da inspiração para o dia a dia até os grandes sonhos para o futuro.


Saúde e bem-estar: Direto da natureza

As pessoas entram no Pinterest para cuidar de si mesmas e experimentar coisas novas, sem se preocupar com quem vai curtir ou não. É por isso que o principal tema relacionado a saúde e bem-estar em 2019 é o "autocuidado" (com um aumento de 140% nas pesquisas). Isso inclui novas tendências de alimentação, exercícios físicos e sono.

De olho no bakuchiol: O bakuchiol, uma alternativa natural e mais suave que o retinol, é o queridinho de quem gosta de cuidar da pele. As buscas por bakuchiol tiveram um aumento de 275%.

Um santo remédio: O sabugueiro está em alta graças aos seus efeitos saudáveis e anti-inflamatórios. As buscas por receitas com sabugueiro ("elderberry recipes", em inglês) tiveram um aumento de 685%.

Sem sair de casa: As faixas elásticas que podem fortalecer todo o seu corpo são uma ótima maneira de praticar exercícios sem precisar sair de casa. As buscas por exercícios com faixa elástica ("band workouts", em inglês) tiveram um aumento de 1913%.

Cortando o estresse pela raiz: Com mil e uma utilidades, o óleo de gengibre tem efeito calmante e pode ser usado em banhos, massagens e até mesmo em temperos. As buscas por óleo de gengibre ("ginger oil", em inglês) tiveram um aumento de 659%.

Hábitos saudáveis: Quem quer cuidar da saúde pode planejar as refeições e prestar mais atenção ao que come. As buscas por planos nutricionais ("nutrition plans", em inglês) tiveram um aumento de 475%.

Embalagem ecológica: A novidade que (en)rola por aí é reutilizável e reduz a produção de lixo. As buscas por embalagem de cera de abelha ("beeswax wraps", em inglês) tiveram um aumento de 146%.

Sonho meu: Dormir mais ou dormir melhor? Há várias técnicas para melhorar a qualidade do sono, como fazer um registro. As buscas por sono otimizado ("sleep optimization", em inglês) tiveram um aumento de 116%.

Álcool zero: O álcool está em baixa, e mais pessoas estão curtindo a vida sem bebida. No Pinterest, elas encontram frases motivacionais e ideias de drinks sem álcool. As buscas por vida sem álcool ("sober living", em inglês) tiveram um aumento de 746%.

Faça você mesmo: O sabonete de leite de cabra "mais incrível de todos os tempos" é fácil de fazer e combina limpeza suave com hidratação. As buscas por sabonete de leite de cabra ("goat milk soap", em inglês) tiveram um aumento de 231%.


Receitas funcionais: Adicione um pouco de matcha, maca peruana e outros alimentos funcionais em pó instantâneo ao seu suco ou shake e ganhe super poderes. As buscas por alimentos funcionais em pó ("super powders", em inglês) tiveram um aumento de 144%.







Hobbies e interesses: Faça o que você ama

Com mais de 8 bilhões de Pins sobre hobbies e interesses, não há limites para a inspiração na hora de procurar projetos pessoais. Diversas pessoas no Pinterest encontraram tamanho sucesso em seus projetos pessoais que eles passaram a ser sua fonte de renda, além de ser o trabalho dos sonhos.

Renda-se à renda extra: As pessoas estão transformando paixões em lucro, seja cozinhando, fazendo música ou dando aulas on-line. As buscas por renda extra em casa ("side hustles at home", em inglês) tiveram um aumento de +690%.

Iguarias mexicanas: Quem quer fazer guacamole do zero não precisa de uma fazenda. É só seguir as instruções, plantar e ser paciente. As buscas por como plantar um abacateiro ("how to grow an avocado tree", em inglês) tiveram um aumento de 101%.

Ah, se eu fosse marinheiro: Para descobrir os sete mares, os capitães mais habilidosos estão construindo suas próprias embarcações. As buscas por construção de barcos ("boat building", em inglês) tiveram um aumento de 169%.

Economia inteligente: O planejamento semanal de gastos está ajudando as pessoas a economizar, pagar dívidas e até mesmo a guardar dinheiro para fazer o que gostam. As buscas por desafio das 52 semanas ("52 week savings plan", em inglês) tiveram um aumento de 295%.

Transbordando cores: Aproveite as ideias Faça você mesmo e crie suas próprias pinturas pingando e derramando tinta acrílica. As buscas por pintura fluida com tinta acrílica ("acrylic pour painting", em inglês) tiveram um aumento de 660%.

Beleza abandonada: Fotógrafos do mundo inteiro estão registrando a beleza decadente de edifícios abandonados. As buscas por fotografia urbana de prédios abandonados ("urban decay photography", em inglês) tiveram um aumento de 44%.

Linhas tortas: Todo artista precisa de um bom e velho caderno de rascunhos para os rabiscos, ideias e inspirações. As buscas por cadernos de rascunho ("sketchbooks", em inglês) tiveram um aumento de 513%.

Da forma que você quiser: A cerâmica faz parte do dia a dia desde a antiga Mesopotâmia, mas em 2019, os pratos e tigelas artesanais são uma nova tendência saindo do forno (literalmente). As buscas por objetos em cerâmica ("ceramic pottery", em inglês) tiveram um aumento de 475%.

Arte na pele: A pintura corporal é como uma tatuagem sem compromisso. Dá para soltar a imaginação: se der errado, é só lavar. As buscas por pintura corporal ("body painting", em inglês) tiveram um aumento de 444%.

Muito além da lousa: Dá para fazer de tudo com giz, desde escrever placas caprichadas até colorir concreto. As buscas por arte com giz ("chalk art", em inglês) tiveram um aumento de 664%.



Beleza: Hora de brilhar

O ano de 2019 traz a mistura de estilos naturais com toques de brilho e cor. Mulheres de todas as culturas e tons de pele vêm ao Pinterest para encontrar inspiração. Elas têm 2,4 vezes mais chances de experimentar ideias de maquiagem do que as mulheres que acessam outras plataformas. 

Beleza prateada: Elas estão deixando os cabelos grisalhos aparecerem e brilharem. As buscas por cabelos grisalhos ("going gray", em inglês) tiveram um aumento de 879%.

Franjas em alta: As franjas estão literalmente em alta (acima das sobrancelhas) em 2019. As buscas por franjas curtas ("cropped bangs", em inglês) tiveram um aumento de 51%.

Mãos de fada: Adeus, unhas descascadas! O dip powder dura mais que o gel convencional, além de ser mais fácil de remover. As buscas por dip powder ("powder dip nails", em inglês) tiveram um aumento de 442%.

Cílios ao alto: As soluções naturais, como a babosa e os óleos de mamona e semente de uva, estão levantando a moral e os cílios de muitas mulheres. As buscas por lifting de cílios natural ("natural lash lifts", em inglês) tiveram um aumento de 52%.

Folhas mágicas: Parece feitiço, mas é só o efeito da hamamélis, que está fazendo sucesso nos cuidados com a pele. As buscas por hamamélis ("witch hazel", em inglês) tiveram um aumento de 305%.

Como uma estrela: Seja nos lábios ou nas pálpebras, o gloss ajuda as mulheres a brilhar. As buscas por maquiagem glossy ("glossy makeup", em inglês) tiveram um aumento de 89%.

Na boca do povo: A tendência é pegar leve no resto da maquiagem e focar no batom vermelho de parar o trânsito. As buscas por batom vibrante ("standout lip color", em inglês) tiveram um aumento de 467%.


Amêndoas do amor: Com seu formato característico, as amêndoas são a inspiração das manicures ligadas nas tendências. As buscas por unhas amendoadas ("almond nails", em inglês) tiveram um aumento de 97%.


De cara nova: Os esfoliantes líquidos deixam a pele mais limpa e suave. As buscas por esfoliante líquido ("liquid exfoliator", em inglês) tiveram um aumento de 58%.

Aliás, e o lilás?: 2019 será o ano do lilás. O tom pastel está fazendo a cabeça de muitas mulheres. As buscas por cabelo lilás ("lilac hair", em inglês) tiveram um aumento de 1077%.



Qual será sua próxima ideia?

Convidamos você a {explorar nossa pasta com todas as tendências para 2019} e ver o que mais chama a sua atenção. Depois, é só soltar a imaginação. Que tal se inspirar naquele amarelo-mostarda da decoração para inovar na maquiagem? E aproveitar para juntar a tendência da construção de barcos com a de viagens para ilhas remotas?

Depois de experimentar uma tendência, basta tocar em "Adicionar foto" no Pin que inspirou a ideia para compartilhar uma foto mostrando sua própria maneira de fazer as coisas. Quem sabe? Pode ser que isso inspire mais alguém a seguir as tendências!



Metodologia

A forma como sabemos quando uma ideia é uma tendência é olhando para o que todos pesquisam. Se uma ideia continua recebendo mais e mais buscas a cada mês, e essa trajetória ascendente permanece estável por mais de seis meses, então é uma tendência.

As tendências P100 deste ano vão desde hábitos antigos, como hamamélis e pão caseiro (com mais de 1 milhão de buscas em média), até novas tendências que estão apenas começando a decolar, como receitas pegan, esmalte de unhas em pó e qualquer outra coisa que você vê com um ↗ (com 10 a 70 mil pesquisas cada, essas tendências estão apenas começando a decolar).


Cálculo de tendência: Os aumentos de ano para ano são calculados usando buscas normalizadas em cada tendência de janeiro-setembro de 2017 a janeiro-setembro de 2018".


Site: https://br.pinterest.com



Gostaram da matéria? Você poderá visualizar o conteúdo completo com as tendências dos demais segmentos neste link.


Bom pessoal, finalizo agora este post. Como sempre, agradeço por todas as visitas realizadas e pelo carinho que sempre recebo nos comentários. Que o blog tenha sido útil no conteúdo aqui compartilhado e que vocês tenham passado bons momentos durante suas visitas. Um Feliz Ano Novo e que seja um bom ano para todos! Espero poder contar com a companhia de vocês neste ano que se inicia!


Um abraço,
Patricia

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Mari!

      Certamente, ele é uma fonte riquíssima de inspiração! Uso muito a plataforma para buscar recursos para meu bujo (que ficou para o próximo ano), para pesquisar esmaltes diferenciados, auxílio para estudo / organização, dentre outros. Super indico a rede!

      ;*

      Excluir
  2. O Pinterest tem inspirações incríveis.
    Amo usar ele de inspiração!
    Seguindo sue blog!


    Beijinhos *-*
    https://blogdathaiara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaiara!

      Confesso que já não faço determinadas ações (como montar meu planner / adaptar agenda) sem antes olhar no pinterest e buscar algumas sugestões. Você, além de encontrar as inspirações que precisa, sempre descobre novidades de outros segmentos, é ótimo!

      :*

      Excluir

Topo