quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Organização Pessoal: Planner Capricho 2018

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que sim!


Ao final de 2016, quando parei para refletir sobre coisas boas que aconteceram no ano e naquelas que gostaria de modificar para 2017, decidi que não mediria esforços para voltar a ser aquela linda e fofa pessoa organizada que fui no passado #drama rs. Para isto, depois de muito pesquisar, criei o meu Caderno da Organização, este usado em conjunto com uma agenda.

O ano passou, meu Caderno foi muito útil e já tinha rascunhado algumas implementações que seriam realizadas na minha versão para 2018. E então vi uma foto no Instagram que, literalmente, atormentou o meu sono (e não foi drama não kkk): o Planner da Tilibra. Nas minhas pesquisas iniciais, descobri que a empresa havia lançado este Planner da linha Capricho, todo decorado e com preço acessível. Surtei. Eu realmente não consegui dormir direito aquela noite, visto que mal havia sido lançado e estava esgotado em todos os sites que visitei.

Não irei me alongar contando todo processo de compra, mas acho interessante citar que comprei o mesmo nas Lojas Americanas aqui em Campinas por R$39,90. Sim, é um valor mais alto quando comparamos com demais lojas online (R$ 26,90, porém com estoque esgotado), porém efetuei a compra em Novembro, o que me permitiu ter um mês de tempo hábil para estruturá-lo e 'customizá-lo' da maneira que desejava. Além disso, o frete que eu pagaria seria o valor da diferença do cobrado nas lojas virtuais. Desta forma, se levarmos em consideração que levei o produto no dia, sem esperas, com basicamente o mesmo preço (produto+frete) e sem uma possível danificação do mesmo durante o transporte, acho que fiz um bom negócio. É assim que trabalha a minha mente rs.

Fatos relatados, é o momento de falar sobre o Planner!





Sobre o material utilizado, o Planner Tilibra - Capricho é apresentado em capa dura com elástico. Suas 80 folhas, com papel produzido a partir de fontes responsáveis, são de gramatura 63g/m². O tamanho do mesmo é de 179mm X 240mm, tamanho este que achei bem adequado para a diagramação do conteúdo. A capa possui efeito holográfico, coroando todo o produto.






Dentro do Planner, temos toda uma diagramação diferenciada que faz dele confirmar seu objetivo: planejamento! A cada início de mês, temos um calendário com espaço para anotarmos compromissos e informações importantes. Neste momento temos a visão mensal destes eventos, o que nos permite realizar um planejamento sucinto. No espaço, no final das páginas, contamos ainda com divisões para anotarmos os objetivos do mês e o que de melhor aconteceu nele, além de outras divisões para anotações diversas. Vale pontuar que cada mês possui uma cor específica, além de decorações. 





Ao virarmos a página, temos a visão semanal. Fotografei meu Planner dobrado para que vocês pudessem ver melhor os detalhes, mas a página ao lado possui os outros 3 dias da semana faltantes e uma divisão para anotações gerais. Esta diagramação se repete durante todo o ano. Como estou usando meu Planner desde o começo do ano e, levando em consideração o meu planejamento, achei o espaço destinado à cada dia mais do que suficiente!




E o que este Planner tem de diferente de uma agenda comum? São diversas seções que irei elencar agora: espaço para fazer um autorretrato ou colar uma foto; divisão para listar qualidades e defeitos em sua personalidade (o espaço para defeitos é menor, visto que nós temos mais qualidades! - um charme!); divisão para recordação de uma viagem bacana; listar séries e filmes que vamos assistir durante o ano; espaços para anotarmos músicas e frases inspiracionais; páginas de anotações diversas. Fotografei a minha seção preferida, a My Library, que é dedicada a anotarmos os livros lidos durante o ano e, como sugestão, pintarmos cada um ao terminamos sua leitura.





Como citei anteriormente, o Planner Tilibra possui páginas especiais para anotações diversas. Embora decorado, tem muito espaço para escrevermos bastante!





Com algumas páginas com frases motivadoras, ainda dá para usar a criatividade e inserir mais conteúdo nos espaços disponíveis!





Achei que não seria necessário fotografar, mas o Planner possui ainda sacos em papel para guardamos documentos importantes, cartela de adesivos e calendário. Como citei antes, já estou com o meu há algum tempo e usando todos os dias. Tenho gostado muito e sentido diferença no meu dia a dia pois, com a visão mensal e semanal, é absurdamente mais prático se programar! 

Agora tenho um questionamento: se você leu o post até o momento e achou que algumas das seções não seriam tão uteis para o que você busca em um Planner, o que fazer? Não se desespere, colega. Saiba que eu pensei a mesma coisa e eu customizei algumas delas rs. Mesmo com o ótimo trabalho da Tilibra em disponibilizar um Planner com preço acessível, bonito e funcional, acredito que se eu tenho ferramentas para deixar ele ainda melhor, devo fazê-lo. E foi o que fiz! 

Por ser de caráter pessoal, não fotografei estas adições, mas citarei exemplos. Misturando coisas que já deram certo no meu Caderno de Organização com ideias da internet, nas página de anotações fiz minha lista de metas. Na seção indicada para listarmos características boas e ruins de nossa personalidade, 'migrei' este conteúdo para outras páginas e no local deixei minha Wishlist, esta dividida em necessidades e desejos. Utilizei até a parte interna das capas para fixar legenda e Resumo do Ano, assuntos estes abordados em outra oportunidade.

Esta foi a apresentação do Planner Tilibra - Capricho 2018. Porém, antes de encerrar o post e com a experiência de um mês usando o produto, gostaria de pontuar alguns pontos positivos do mesmo e outros que não julgo negativos, mas sim que podem ser pensados a respeito e trabalhados para, talvez, um novo produto!




Pontos Positivos:

- Espaço adequado e bem diagramado para as visões mensais e semanais. É claro que isto varia de perfil para perfil, visto que algumas pessoas possuem muitos compromissos durante o seu dia, mas baseado no meu objetivo de anotações, achei o espaço muito bom!
- Ainda dentro das divisões mensais e semanais, cito a decoração das páginas na medida. Quem gosta de decorar com diversas washi tapes, recortes, adesivos ou desenhar, tem espaço. Quem é como eu, que não desenha mas pretende decorar com algo discreto, é ideal pois a decoração original não vai 'brigar' com aquilo que criarmos, visto que é delicada e com cores harmônicas. 
- Seções bem decoradas e que dão vontade de preencher. O melhor exemplo é a página destinada aos Livros. Eu olho a 'estante' e não vejo a hora de terminar uma leitura para pintar o livrinho rs. São formas lúdicas que são bem efetivas no quesito motivação e organização!
- Preço acessível num produto de qualidade. Citei durante o post e repito: ter uma empresa nacional de grande distribuição fazendo um produto deste porte e com preço bacana, podendo ser equiparado as agendas, é ótimo!



Pontos para Refletir:

- Aumentar a gramatura da folha, o que deixaria ela mais grossinha. Levantei este ponto pois, ao escrever com caneta em gel, o produto transfere um pouco para a outra página. Esta é uma característica deste tipo de caneta e eu não vejo problema nisso, visto que escrevo com caneta esferográfica comum em 95% do Planner, usando somente as canetas em gel para legenda. Porém, penso em pessoas que usam estas canetas com mais frequência. O que eu sugeriria: manter os modelos de Planner como estão e, após um estudos de viabilidade, desenvolver um modelo com gramatura diferenciada já pensando em seu custo condizente com o material utilizado. Embora eu reafirmo que não vejo problema na gramatura, certamente compraria a nova versão e imagino que muitas pessoas fariam o mesmo.
- Colocar um espiral mais largo. Embora o espiral utilizado seja de material resistente, optaria por utilizar um mais largo, assim manusearíamos com mais tranquilidade as folhas sem medo das pontinhas perto do espiral amassarem por estar com espaço mais restrito. Nada que atrapalhe a utilização do produto, mas achei interessante levantar esta questão.
- Adicionar mais folhas para anotações gerais, permitindo assim customizarmos nosso Planner com mais conteúdo. Isso é 'quase' uma frescurinha da minha parte, mas adoro escrever rs.



Feita toda a apresentação, me digam se gostaram dos detalhes apresentados! Conheciam este Planner ou usam algo parecido para o sue planejamento?


Um beijo!
Patty

12 comentários:

  1. Patty, esse planner está muito fofinho!
    Mesmo com os pontos para refletir, acho que vale a pena o investimento!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pathy!

      Eu também acho e não é puxação de saco, realmente gostei do produto com um preço SUPER acessível!

      :*

      Excluir
  2. que lindeza esse planner! eu nao vivo sem agenda, ate queria um planner pra esse ano, mas só vi opções mt caras, adorei conhecer esse!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia!

      Que bom que o post foi útil pra você! Também sempre usei agenda, este ano resolvi investir no planner e adorei! Super aconselho, viu?

      :*

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oie Paty!

      Você viu? Holo nas unhas, holo no planner... holográfico na vida rs

      :*

      Excluir
  4. Sempre achei o valor do planner muito alto, mas depois que comprei vi que vale muito a pena o custo benefício, principalmente para quem trabalha como autônomo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kaila!

      Não cheguei a comprar um com valor elevado, mas concordo contigo: é um produto que nos auxilia muito! Estou bem contente com o meu!

      :*

      Excluir
  5. Não conhecia esse planner, gostei de saber mais sobre ele.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu!

      Que bom que o post foi útil! Você usa planner ou agenda?

      :*

      Excluir
  6. Esqueci de dizer, eu uso uma máquina fotográfica Nikon
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Topo