sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Organização: Conhecendo o meu Bullet Journal

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Uma das atividades que realizo em todo final de ano é preparar o meu parceiro para o ano seguinte, ou seja, o material que vai me auxiliar na organização, planejamento e registro de atividades e compromissos. Como já mostrei no blog, nos últimos anos utilizei agendas (como neste e neste post) e planners (compartilhados aqui e aqui). Após alguns anos me preparando, estudando e buscando referências, finalmente coloquei em prática um projeto antigo: vou utilizar um Bullet Journal em 2021!


O Bullet Journal é um sistema de organização criado por Ryder Carroll, sistema esse que ganhou adeptos ao redor do mundo por ser muito fácil de fazer e altamente flexível: com diretrizes básicas, você adiciona os segmentos que deseja e desenvolve o layout do seu jeito. O mais importante aqui é que o Bullet Journal seja útil e um auxiliar na organização e planejamento, sua apresentação visual é uma questão secundária.

Abaixo, vou mostrar um pouquinho do que desenvolvi no meu Bujo (jeitinho carinhoso que chamamos o Bullet Journal rs). Se você não tem familiaridade com este método, recomendo a leitura deste post que preparei com muito carinho explicando, em detalhes, os aspectos principais do Bullet Journal (mas quando finalizar a leitura, retorne para esta publicação, ok? rs).

Embora não exista um material específico para fazermos um Bujo, optei por utilizar uma caderneta da Miniso que comprei em 2018: com espiral (um fator essencial para mim!), folhas com boa gramatura que são pautadas / sem pautas / pontadas. Gostei tanto desta caderneta que comprei outra (a azul): desta forma, desmontei ambas e montei uma nova com a quantidade de folhas (nos modelos desejados) suficientes para as minhas necessidades. Não sei se esta caderneta ainda é comercializada, mas todas as informações sobre ela estão neste post.




Antes de mostrar um pouco do conteúdo do meu Bullet Journal, é preciso pontuar que não necessitamos de materiais caros ou muito elaborados para fazermos uso da técnica: o importante é que o Bujo te permita melhorar em aspectos como organização e planejamento, todo o resto é supérfluo. É claro que um caderno bonito e decorado faz bem aos olhos e gera uma foto interessante para o Instagram, mas não é o primordial e isso deve ficar bem claro para quem quer ingressar neste mundo! Em outro momento falarei sobre materiais, mas o básico que precisamos é papel e caneta, além do lápis e borracha para nos auxiliar. Tudo o que usei além do citado, foram itens que já tinha em casa, seja por fazer lettering (como canetas brush e de desenho técnico), seja por já utilizar em planners e agendas em anos anteriores (como fitas decorativas).

Dentro do Bullet Journal, temos seções que nos acompanharão ao longo do ano, estas são conhecidas como 'Spreads' e visam nos auxiliar no planejamento de diversas questões, como leitura, controle financeiro, compras, publicações em blog / redes sociais, viagens, dentre inúmeras possibilidades. Algumas que desenvolvi foram: Ano em Pixels (para monitorar meus dias), Wishlist (classificando produtos e serviços que pretendo adquirir / utilizar), Favoritos (lista com as séries, os filmes e os meus livros favoritos do ano) e Gastos (elencando as despesas de cada mês).







Percebam que todas estas páginas possuem um layout clean e que não geraram grande dificuldade em sua elaboração: pelo contrário, foi tudo muito fácil e divertido, o tempo passou super rápido pois foi algo prazeroso de ser realizado!


Visando nos auxiliar nas tarefas do cotidiano e nos compromissos que ocorrerão, o Bullet Journal trabalha com os sistemas de 'Log': Future Log é o Calendário Anual e te dá a visão geral do ano, sendo possível deixar registrados compromissos que você já sabe que vão acontecer futuramente; o Monthly Log é o Calendário Mensal com a visão detalhada daquele mês específico, sendo muito útil para registramos compromissos mais próximos, como uma consulta médica; o Daily Log é Calendário Diário voltado para registro das atividades do dia a dia e, comumente, é apresentado em um layout que engloba uma semana completa. Dito isso, deixo algumas das páginas que exemplificam bem o que foi comentado anteriormente:







Assim como nas outras páginas já apresentadas, optei por layouts simples que atendiam as minhas necessidades. Por ser um método flexível e que pode ser adaptado por quem o utiliza, os meus layouts semanais já sofreram pequenas modificações: como sempre escrevo muito, as páginas dos meses seguintes terão um espaço maior para registro das tarefas e, desta forma, o espaçamento entre estas áreas de conteúdo será reduzido.

Para finalizar, compartilho mais um detalhe do meu Bujo: visando separar um mês do outro, os usuários de Bullet Journal costumam fazer uma capa para demarcar o início do conteúdo referente aquele mês. Embora não obrigatório, também desenvolvi as minhas capas. Como registro, temos a de Janeiro:




Quando entendi que estava praticamente me sabotando com pensamentos como 'não sou capaz de fazer', 'se eu fizer, não ficará como aqueles que vejo pela internet' ou 'não tenho tempo e, provavelmente, vou abandonar antes do meio do ano', olhei para o Bullet Journal com outros olhos e encarei o desenvolvimento do mesmo como um desafio! Todos nós somos capazes e hoje já vejo o mesmo como um momento tranquilo do meu dia e propício para exercer a minha criatividade! A ideia central desta publicação era fazer um breve tour pelo meu Bullet Journal, mas espero que este conteúdo tenha inspirado e instigado vocês a conhecer mais sobre o tema!


Voltaremos a falar sobre Bullet Journal aqui no blog muito em breve pois pretendo abordar diversos pontos deste universo. Enquanto isso, sigo compartilhando mais detalhes do meu Bujo no meu instagram voltado para papelaria e temas correlatos, como Lettering e Bullet Journal, o @pattygrafia! Espero vocês por lá!


Pergunta do dia: vocês estão usando algo para planejamento (Agenda, Planner, Bullet Journal ou Aplicativos) ou decidiram não usar nada?


Um abraço,
Patricia Faria

2 comentários:

  1. Gostei muito de ver o teu bullet journal! Beijinhos! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. That looks good. I bought a few journals recently :-)

    ResponderExcluir

Topo