quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Maratona Beauty Fair 2020 - Edição Retrô: Esmalte

 Oi oi pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Esta é a terceira parte da nossa Maratona Beauty Fair 2020 - Edição Retrô. O tema, tenho certeza, é aquele que agrada a todos aqui presentes: esmaltes! Peguem o lencinho pois temos muito o que falar: hoje é dia de relembrar lançamentos que realmente marcaram a feira nos últimos 10 anos. Vocês podem (e devem rs) fazer apontamentos nos comentários de outras novidades que não estão aqui, ok?





Produtos Veganos e livres de diversas substâncias

Antes de falarmos sobre qualquer lançamento bombástico ou acabamento que fez a galera ficar doida para comprar, é necessário falarmos sobre como o mercado nacional mudou em relação à formulação de esmaltes. Eu nunca tive nenhum tipo de alergia (o único segmento de esmalte que não consigo usar é o perfumado, mas isso é assunto para outro dia rs), então sempre usei qualquer esmalte, porém me recordo das primeiras edições da Beauty Fair: apenas uma ou outra marca com linha hipoalergênica e esta tinha pouquíssimas cores disponíveis. Me recordo de muitas amigas dizendo que amaram uma cor, mas que não poderiam usá-la pois o esmalte continha determinadas substâncias em sua formulação.

Os anos passaram e hoje as marcas já trabalham esta questão com mais cuidado. Atualmente, temos empresas como a Surya que desenvolve esmaltes veganos, além de marcas bem conhecidas do grande público que reformularam todo o seu portfólio e o mesmo é formado apenas por esmaltes 3Free / 5Free / 7 Free, como Risqué e Vult. É claro que muito ainda precisa ser feito, mas já vemos um avanço por parte da indústria. 


Para relembrar estas linhas, acessem os respectivos posts: Surya, Risqué e Vult.



Evitando desperdício 

Outro lançamento que presenciei durante a Beauty Fair e que não poderia deixar de fora da lista foi a linha de miniesmaltes da 5cinco. Com uma proposta de diminuição do desperdício de produto e de preço mais acessível (este proporcional ao tamanho da embalagem), a 5cinco disponibilizou no mercado esmaltes com 5ml de conteúdo. Os vidrinhos são excelentes pois permitem um uso mais consciente: dependendo do tamanho das unhas, ele rende de 4 a 5 esmaltações e você não corre o risco deixá-lo encostado no fundo do armário. Eu sou um ótimo exemplo disso: durante a pandemia, estou em processo de organização do meu acervo e já me deparei com incontáveis esmaltes de 14/15/18ml que nunca usei (ou usei apenas uma vez). Com embalagens menores, você realmente usa o esmalte e vê uma alta rotatividade entre as cores!


A 5cinco é um ponto de parada obrigatório, deixo aqui alguns dos meus registros: 2017, 2018 e 2019.



Faça o seu próprio esmalte

Muitos de vocês nem sabem do que vou falar e outros se lembram vagamente deste lançamento. Confesso que pouco se falou a respeito, mas achei a ideia genial: kit Indie Mania da Top Beauty. A premissa era permitir a criação do seu próprio esmalte através de um kit que continha base e vidrinhos de envase, além de pigmentos e glitters vendidos separadamente. Infelizmente, acredito que o produto não deva ter tido uma boa aceitação no mercado e não ficou muito tempo disponível para venda. Embora o termo 'Indie' remeta as nossas artistas criadoras de vidrinhos cheios de amor, como a Kelly e a Luciana, poder criar diversos esmaltes na sua própria casa seria incrível! Uma proposta como essa, totalmente diferente do que vimos ao longo das edições da Beauty Fair, merece ser enaltecida!




Eu tenho um filho do Indie Mania, o meu esmalte Namastê <3  Ele foi idealizado por mim e criado pelo Chico no stand da Top Beauty. Todo o meu relato está aqui.



Investimento em tecnologia e acabamentos diferenciados

Este é um ponto que acredito ser unânime entre usuários de esmaltes no período de 2010 a 2014: nós vivemos a era de ouro! Vimos marcas pequenas nascerem, crescerem e mostrarem que era possível desenvolver esmaltes lindos, diferenciados e que não deixavam a desejar para os importados. Aliás, nossos vidrinhos se tornaram desejo de pessoas de fora do país: eu mesma fiz trocas internacionais e as meninas ficavam loucas por esmaltes brasileiros. Eu poderia citar várias empresas e/ou linhas de esmaltes, porém optei por 5 que julguei serem as mais emblemáticas. É claro que vou adorar que vocês relembrem de outras nos comentários!

Vou começar pela Kolt, marca que surgiu em 2011 com uma embalagem diferenciada e nos trouxe linhas com esmaltes craquelados, glitters, foscos e dual chrome. Embora não fosse muito conhecida pelos usuários de esmaltes na época, eu amava suas coleções e encontrava a mesma em Campinas por um preço bem baratinho, porém a empresa ficou poucos em atividade. A próxima é a Ellen Gold, que ainda se encontra disponível no mercado de esmaltes, mas no surpreendeu há alguns anos quando lançou linhas como glitters 3D e 5D Cristal, glitters efeito Poá e os amados holográficos! Estes holos eram disputadíssimos e, infelizmente, consegui poucos exemplares.


Mais uma empresa que saiu do mercado, mas antes disso nos apresentou coleções lindíssimas, foi a L'Apogée. Lá em 2011, quando pisei na Beauty Fair pela primeira vez, o primeiro stand que visitei foi o da L'Apogée e já fui atendida como blogueira neste espaço pela profissional de Marketing da empresa. Nunca vou me esquecer disso! Dentre as coleções memoráveis estão as linhas Fantastics Glitters (carinhosamente chamado por muitos de 'pulguentinhos' <3 ), Metal, Shine, Specials e Stars

Como não falar da Jade, não é mesmo? A empresa é unanimidade quando pensamos em 'saudade esmaltística' (confesso que ainda torço para pegar meu celular e ver uma mensagem do tipo 'Patttyyyy, corre aqui, a Jade voltou!' rs). Desenvolvedora de linhas marcantes como a Sand's Collection e Matte Illusion, ela conquistou o mundo com seus holográficos cheios de prisma e cores belíssimas. E o melhor: você não pagava caro por eles.



A última empresa que gostaria de citar é a Ludurana. Quem não se lembra de linhas como a de Magnéticos (que realmente funcionavam), Aurora Boreal com lindos holográficos e multichromes e a perfeita Supernova que reunia, no mesmo vidrinho, holográfico e multichrome? E a febre do Azulle? Além disso, a Ludurana colocou no mercado outras marcas que não posso deixar de mencionar: D'Lu, Fullcolor e Futurama apresentaram lindos glitters e esmaltes de acabamentos diferenciados! Atualmente, a empresa foca seus esforços em maquiagem, mas ainda é possível encontrar alguns de seus esmaltes pela internet.




Mantendo seus esmaltes sempre em bom estado

Um dos lançamentos que mais me surpreendeu ao longo dos anos foi o o Smaltmix, um homogeneizador de esmaltes. O produto, desenvolvido pela Lion do Brasil é nacional e tem patente requerida. Infelizmente, foi o único item desta retrospectiva que não consegui ver ao vivo no stand (pelo meu horário restrito devido as Caravanas), mas assisti alguns vídeos e fiquei encantada! Desenvolvido para o uso de manicures, a proposta é colocar uma cápsula (parte integrante do Smaltmix) dentro de um esmalte decantado, posicionando a embalagem do mesmo no topo do produto por 40 segundos. Prontinho, seu esmalte volta a ser o que era antes! 




Quem me acompanha no instagram, deve se lembrar que recentemente descartei diversos vidrinhos, inclusive alguns dentro da validade, pois estavam muito decantados. Eu tenho um acervo muito grande de esmaltes, este sendo mantido desde antes de iniciar o blog, e um produto como esse, certamente, faria a diferença para pessoas com o perfil como o meu! Realmente é  inovador!



Novas não-tão-novas marcas

Para finalizar, não poderia deixar de citar o movimento de diversas empresas de outros segmentos, como o de maquiagem e o capilar, no desenvolvimento de suas próprias linhas de esmaltes. Algumas  começam de forma mais tímida, apresentando poucas cores em seu portfólio. Outras, como Vult, Muriel e Beauty Color já apresentam uma gama mais variada de tonalidades com mais de, respectivamente, 70, 40 e 50 tons cada. É muito bom ver o mercado expandindo e trazendo mais diversidade e poder de escolha ao consumidor.




E o futuro?

Acredito que as empresas continuarão se movimentando no sentido de transformar seu portfólio em produtos X-Free (3/5/7) pois os consumidores estão mais exigentes e buscam, cada vez mais, qualidade e bem estar. Além disso, eu gostaria de ver uma retomada no desenvolvimento de esmaltes com acabamentos diferenciados, porém, com o atual cenário econômico e os entraves na importação de material, acho que não teremos isso tão cedo, infelizmente.



Espero que tenham gostado deste momento de nostalgia. Confesso que adorei relembrar todos estes momentos e compartilhar com vocês, afinal, o blog nasceu falando sobre esmaltes! 

Deixei de mencionar algum lançamento importante? Deixe sua indicação nos comentários!


Um abraço, 
Patricia



Clique na imagem abaixo para ser redirecionada(o) ao Índice com todos os posts da Beauty Fair 2020 - Edição Retrô.



11 comentários:

  1. Amei o post. Quantas cores lindas.
    Eu amei essa deia de fazer o próprio esmalte, assim dá para fazer uma cor do jeitinho que quer e ainda com os efeitos para deixar melhor
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que sim são lançamentos bastante bonitos, nem sei qual deles gostei mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Impossível não pirar com tantos esmaltes lindos. Amei a ideia de poder fazer o próprio esmalte! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Mulherrrrr eu vi um vídeo desse homogeneizador e berrei, achei incrível também! Amei o post.

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que interessante seu post. Gostei muito de conhecer mais sobre a história do esmalte e as várias marcas.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Impossível não se apaixonar por tantos esmaltes lindos assim.. ♥

    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  7. Thanks for sharing very helpful content, the information you provide on this website has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work.

    ResponderExcluir
  8. It's always exciting to revisit the past and reminisce about the trends and launches that shaped the beauty industry. And what's better than pairing this with a delicious Chocolate Gift Delivery riyadh to sweeten the experience? Let's indulge in some beauty and chocolate therapy!

    ResponderExcluir
  9. Excited for the third part of our Beauty Fair 2020 Marathon - Retro Edition, celebrating all things nail polish! A nostalgic journey through launches that left their mark on the fair in the past decade. Don't forget to jot down your notes in the comments, and while you're at it, check out our Soaps Collection for some well-deserved pampering after reminiscing about these iconic moments!

    ResponderExcluir

Topo