segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Organização: Atualização sobre meu Bullet Journal - 2021

Oi oi povo!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Como já compartilhei algumas vezes por aqui, um dos meus grandes desejos era ter a oportunidade de criar um bullet journal. Fui planejando e montando tudo sem pressa: comprei a caderneta em 2018, adquiri canetas aos poucos, separei os materiais mais interessantes que tinha em casa para as colagens, busquei muitas referências, rascunhei as páginas que julgava úteis para o meu uso e, em 2021, consegui tirar tudo do papel! Porém, já faz algum tempo que não compartilho nada referente ao meu bujo por aqui, não é mesmo? A última vez que mostrei o meu companheiro foi no início de fevereiro, mas hoje vou atualizá-los e compartilhar algumas coisas interessantes que já desenvolvi até o momento.





'Era para ser assim', acredito que você já ouviu essa frase. Eu concordo muito com ela pois, se eu tivesse desenvolvido meu bullet journal em 2019 (analisando as poucas referências que tinha na época) ou em 2020 (o ano do caos), ele não seria o que é hoje e eu não teria aprendido tanto! Uma das coisas que entendi no processo de desenvolvimento do bujo é como usar o tempo ao meu favor. Pretendo fazer um outro post sobre isso futuramente, mas fico muito feliz com a minha evolução em conseguir me planejar melhor e fazer toda a programação do mês / desenvolvimento das páginas de uma forma mais rápida, prazerosa e eficaz do que era no início do ano. 2021 passou voando, mas quando relembro do processo de desenvolvimento que tinha lá em janeiro, parece uma eternidade rs.

A primeira página que desenvolvo é a capa do mês, um item não obrigatório, mas que gosto de criar pois marca o início de um período e o tema ali utilizado é replicado nas demais páginas. Como poderão ver abaixo, tento mesclar capas mais elaboradas, que utilizam colagem ou desenhos, com capas mais simples. Mas o que realmente importa é a sensação de ter me superado ao término de cada uma: para quem achava que não conseguia desenhar, acredito que tenho me saído até que bem, não é? 



Além dos temas, gosto de adicionar sempre uma frase inspiradora, afinal, acredito que precisamos de uma motivação para começar o mês de uma forma mais leve (ainda mais diante tanta coisa absurda acontecendo no país e no mundo, não é?). Aqui estão outras capas que criei: mês de fevereiro, março e julho.

Para anotar as minha tarefas e compromissos semanais, opto, na grande maioria das vezes, por layouts verticais pois acredito que este modelo apresenta um melhor aproveitamento da página e me permite ter mais espaço para fazer as anotações. Da mesma forma, tento mesclar layouts mais simples com outros mais trabalhados e cheios de detalhes.





Uma decisão que tomei ao pensar em meus layouts é sobre a sua diagramação: vou sempre deixar o mesmo espaço para cada dia da semana, incluindo os sábados e domingos. Também adicionei um espaço denominado 'importante' (que também poderia ser chamado de 'tarefas da semana', mas é mais extenso rs) para elencar algumas atividades que precisam realizadas na semana sem um dia específico para tal. Tem funcionado bem e pretendo manter até o final do ano!

Variando um pouquinho os layouts, abaixo deixo algumas semanas com colagens ou com desenhos mais elaborados. Parece pouco, mas esses são momentos que saio um pouquinho da minha zona de conforto e fico feliz em perceber que houve uma evolução.





Outras páginas compõem o meu bullet journal, como habit tracker (para monitorar atividades do cotidiano, como estudos, sono, atividade física, ingestão de água, etc), calendário mensal, controle de gastos, wishlist e leitura, mas vamos falar sobre elas em outro momento para este post não ficar tão extenso, ok?

Espero que tenham gostado do post! Como vocês puderam ver, tudo o que desenvolvo é muito simples mas que me deixa muito satisfeita pois a vida sempre me fez acreditar que eu não era capaz de desenhar. Eu tentei e, dentro das minhas limitações, tenho conseguido evoluir. Pretendo falar sobre o tema novamente em breve e, caso vocês tenham alguma dúvida ou desejam que eu aborde algo específico, deixe tudo nos comentários!

Aproveito para deixar um convite para quem gosta do assunto: tenho um instagram voltado ao tema, o @pattygrafia. Lá também mostro um pouco de lettering e papelaria em geral!



Um abraço,
Patricia Faria

7 comentários:

  1. Your journal looks beautiful! Love the color scheme and the drawings are cool!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito muito fofo! Queria ter essa paciência. Eu uso planner que é bem simples e vou preenchendo, e diário, que amo escrever, mas não faço nada de mais hahaha

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O seu bullet journal é muito lindo. Eu ainda estou no processo de pesquisa, aprendizado para fazer um tão fofo quanto o seu.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho criatividade zero pra isso, mas já tive vontade de ter um.
    Nossa eu amei o seu que lindeza.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pam!

      Fico muito feliz que gostou! Uma dica para quem quer fazer bullet journal (assim como quem usa planner) é olhar o Pinterest pois lá tem muito material que pode servir de inspiração.


      Um abraço,

      Excluir
  5. Quanta criatividade ♡♡♡

    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Topo