quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Organização: O que aprendi usando Bullet Journal + Meu Bujo 2022

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!


A minha trajetória com o bullet journal começou lá em 2018, quando comprei o caderno que viria a ser a base do meu bujo, embora eu já pesquisasse sobre o assunto há alguns anos. O tempo passou e, em 2021, aceitei o desafio de colocar em prática tudo o que aprendi neste período, como mostrei aqui e aqui.

Começamos 2022 e, neste post, decidi compartilhar com vocês a minha experiência com o bullet journal ao longo dos últimos meses. Consegui desenvolver páginas que me senti orgulhosa e comprei materiais novinhos? Sim. Mas também ocorreram outras situações que me fizeram ter um novo olhar sobre o bujo, questões estas que já coloquei em prática neste ano e que acho importante pontuar para quem, futuramente, decidir entrar neste universo.





Usar o tempo como nosso amigo

O tempo foi a principal questão que tive relacionada ao bullet journal: antes de criar o meu, achava que não conseguiria dar conta por falta de tempo; depois que comecei, tentei encontrar maneiras de ser mais rápida na produção das páginas. Sei que o tempo ainda será uma questão para mim e venho aqui reforçar o que é dito por muitos: o bullet journal deve ser um meio para nos ajudar em nosso planejamento e não uma dor de cabeça.

Como fotografo as páginas do bujo em um local específico e com luz natural, tento amenizar a questão do tempo me adiantando na produção das páginas: o conteúdo de janeiro que vocês podem ver no @pattygrafia agora, eu desenvolvi em dezembro; no momento, já estou focada no conteúdo de março. Fotografei tudo aos poucos, sempre que o ambiente estava favorável, sem pressa. Foi a melhor maneira que encontrei para esta questão e que me permitiu seguir desenvolvendo um bullet journal.



O material não é importante, MASSSSS....

Dependendo do material escolhido, podem ocorrer algumas frustrações. Eu tive a sorte de comprar cadernos com uma gramatura alta, fator que diminuiu (mas não eliminou) a questão da tinta (de determinadas canetas) passar para a outra página. Todos dizem (e é verdade) que não importa o suporte, mas sim a boa utilização do método bullet journal para ajudar na organização, MAS, se eu usasse um caderno com gramatura baixa, mancharia a outra página e então eu precisaria de mais tempo para resolver esta questão, fazendo, por exemplo, uma colagem no verso para deixar menos visível.  

Os preços não são amigáveis como na época que comprei meus cadernos, mas se tiverem condições, busquem por aqueles que possuem uma gramatura de, no mínimo, 90. Desta forma, vocês evitam dores de cabeça desnecessárias.



Faça a decoração que te agrada. E se não quiser nenhuma decoração, está tudo bem também

O meu maior desafio com o bullet journal era criar páginas que tivessem o espaço necessário para o registro das minhas atividades diárias e que fossem harmoniosas. A vida sempre me esfregou na cara que eu não era capaz de desenhar, mas queria provar para mim mesma que eu não era uma desenhista nata, mas que conseguiria criar algumas coisas agradáveis aos olhos.

Olhando para trás, acredito que fiz um bom trabalho e gostei do resultado que obtive em 2021. Hoje, porém, busco por layouts ainda mais simples e que sejam rápidos para desenvolver. Utilizei washi tapes em diversas oportunidades durante o ano passado e, agora, tenho certeza que elas serão minhas melhores amigas e estarão ainda mais presentes em meu bullet journal. As washis possuem as mais diversas variações de cores e estampas e são bem acessíveis, sendo uma boa opção para quem, assim como eu, quer decorar as suas páginas de forma rápida e prática.












Buscar referências é importante, mas não se prenda a elas


Tenho certeza que você, assim como eu, já ouviu sobre a importância de se buscar referências na internet para auxiliar na criação do seu bullet journal, estou correta? Eu concordo muito com isso pois, quando sou exposta a artes de outros artistas, minha criatividade é aguçada e sou estimulada a pensar em formas para melhorar minhas criações, além de experimentar coisas novas. Porém, acredito que duas questões precisam ser levantadas: plágio e desfoque de nossas reais necessidades.

Independente da esfera (bullet journal, lettering, trabalhos acadêmicos, etc), o plágio é um assunto muito importante e que, infelizmente, algumas pessoas não levam a sério pois pensam que, se algo que foi publicado na internet, não há dono. U
ma coisa é usar como base uma arte para treinar determinado desenho / efeito visando aprendizado e bagagem para aprimorar seus estudos. Outra coisa é se utilizar daquela arte para ganhar dinheiro, alegando que é uma criação totalmente feita por você. Não podemos esquecer que plágio é crime e que existe uma legislação a respeito, legislação esta que deve ser aplicada caso venhamos a nos deparar com tal situação. Ferramentas como o Pinterest ou Instagram (através de hashtags específicas) ajudam muito quando estamos sem ideias ou com dúvida sobre como podemos elaborar algo de forma eficaz, porém, deve haver um limite nesta inspiração.

Além da questão citada acima, refleti bastante sobre outro tema: o cuidado que devemos ter em não nos basearmos demais nas criações alheias e, consequentemente, nos afastarmos das nossas necessidades. Independentemente se você já usa o sistema de bullet journal ou se é novato na área, a realização de buscas por conteúdos do tema é natural. Porém, muitas vezes, podem ocorrer situações de encontrarmos lindas páginas / coleções através destas buscas, ficarmos muito motivados a implementarmos as mesmas em nosso bullet journal, porém, com o decorrer do tempo, percebemos que foi apenas uma empolgação e que este conteúdo não era necessário em nosso dia a dia. Perdemos tempo e material, além de ocorrer uma possível frustração por deixar algo em branco / sem uso, o que foge da ideia inicial do bullet journal. Desta forma, antes de desenvolvermos um bujo, é importante fazermos esta pesquisa de referências pela internet, mas com um planejamento em mãos para não perdermos tempo e criarmos algo mais eficiente para a nossa organização. 



Como disse no inicio do post, estes são alguns pontos que gostaria de compartilhar com vocês, pontos estes baseados no aprendizado que tive utilizando o bullet journal durante o ano anterior. Foi uma experiência muito positiva e que resolvi tentar novamente em 2022, desta vez, buscando novos desafios e mais experiências para aprimorar a minha organização. Dito isso, apresento o meu bullet journal de 2022:





Como vocês poderão ver nas próximas imagens, ele não difere muito daquilo que vocês já conhecem, o que muda realmente são as folhas cujas pautas são bem discretas e não atrapalham em nada. Desta forma, meu desafio para este ano será me organizar e criar alguns layouts que se adequem a elas, sempre pensando em modelos clean e práticos de desenvolver. Além disso, reestruturei o conteúdo e algumas coleções já não se fazem mais necessárias, então tive uma redução de tempo de produção neste quesito. Julgo, também, que não será necessário comprar nenhum material adicional, visto que o que tenho em casa é mais do que necessário, porém, penso em investir mais em washi tapes pois acredito que elas vão ser muito úteis levando em conta os layouts que pretendo desenvolver.














Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho do meu bullet journal de 2022 e que os pontos que levantei nesta publicação tenham sido úteis para o desenvolvimento do seu bujo! Para acompanhar meu progresso, acessem o @pattygrafia, instagram dedicado ao mundo da papelaria. Te espero por lá!


Um abraço,
Patricia Faria

3 comentários:

  1. Fica lindo! Eu tenho uma pasta no Pinterest de BuJo mas nunca usei haha eu gosto de fazer diário mesmo, descrevendo o que aconteceu, mas tipo agenda eu prefiro folhas que arranco e coloco fora, me dá sensação de tarefa cumprida haha amei, ficou lindo, admiro demais quem tem a paciência e o dom *-*

    Bom findi!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu uso agenda, mas acho legal personalizar
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  3. Seu Bullet está muito lindinho! No meu caso, adoro usar planners!

    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir

Topo